top of page

PT - Comunicado de imprensa: 175 anos (antes do evento)

A Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração) faz 175 anos e celebra-os com o Papa num Encontro Internacional


Nos próximos dias 28 e 29 de junho de 2019, o Apostolado da Oração, atualmente Rede Mundial de Oração do Papa, celebrará o seu 175º aniversário, na cidade do Vaticano, juntamente com o Santo Padre e mais de 6000 convidados.


(20 de junho, Cidade do Vaticano) – Faltam poucos dias para a realização do Encontro Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração) na Cidade do Vaticano. Este serviço da Santa Sé, que inclui o Movimento Eucarístico Juvenil (MEJ), celebra não apenas os 175 anos da sua fundação, mas também os 10 anos do início do seu processo de recriação, aprovado pelo Papa Francisco há cinco anos.


Esta celebração tem início na Aula Paulo VI, na Cidade do Vaticano, no dia 28 de junho de 2019, sexta-feira, Solenidade do Coração de Jesus.


O P. Frédéric Fornos, SJ, Diretor Internacional desta instituição, nomeado pelo Santo Padre em 2016, salientou que, para além da fundação do Apostolado da Oração em 1844 – nas suas palavras, "um acontecimento da nossa história" – o que se celebra é o presente como Rede Mundial de Oração do Papa, hoje obra pontifícia, 175 anos depois. "O nosso aniversário leva-nos a agradecer ao Senhor pela sua fidelidade, a considerar o modo de agir do Senhor hoje, como ontem, e a abrirmo-nos ainda mais a sua missão de compaixão pelo mundo".

A organização do evento convida cada equipa nacional a acompanhar, nos próprios países, a referida celebração durante estes dois dias de junho ou a deslocar-se a Roma para se unir em oração e alegria a todos os fiéis. São esperadas mais de 6000 pessoas, que fazem parte de 52 delegações da Europa, América, África e Ásia-Oceânia.


O Encontro Internacional terá o seu início no dia 28 de junho, às 10h00, com as diferentes regiões que integram a Rede, na Aula Paulo VI. Pelas 12h00, o Papa Francisco une-se à celebração para rezar com todos os presentes. Mais tarde, pelas 19h00, tem lugar uma Missa na Basílica de São João de Latrão, presidida pelo P. Arturo Sosa, SJ, superior geral da Companhia de Jesus. No sábado, 29 de junho, a maioria dos diretores e coordenadores nacionais da Rede Mundial de Oração do Papa (incluindo a sua secção juvenil, o MEJ) reúnem-se, entre as 10 e as 12 horas. E a encerrar o evento, tem lugar, a partir das 18h30, o encontro dos jovens, monitores e animadores do Movimento Eucarístico Juvenil, na Capela da Universidade Sapienza. O MEJ é o movimento internacional de formação cristã para crianças e jovens, dos 5 aos 25 anos. Como tal, participa ativamente na dinâmica de oração e serviço que caracteriza a Rede Mundial de Oração do Papa.


Como se refere nos seus Estatutos, a Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração) tem como missão mobilizar os católicos, pela oração e pela ação, face aos desafios da humanidade e da missão da Igreja, fazendo suas as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias do Povo de Deus e de toda a humanidade.


 

Sobre a Rede Mundial de Oração do Papa

A Rede Mundial de Oração do Papa é uma obra pontifícia cuja missão é mobilizar os católicos, pela oração e pela ação, face aos desafios da humanidade e da missão da Igreja. Estes desafios apresentam-se como intenções de oração confiadas pelo Papa a toda a Igreja. A sua missão insere-se na dinâmica do Coração de Jesus, uma missão de compaixão pelo mundo. Foi fundada em 1844 como Apostolado da Oração. Está presente em 98 países e dela fazem parte mais de 35 milhões de católicos. Inclui uma secção juvenil, o MEJ – Movimento Eucarístico Jovem. Em março de 2018, o Papa constituiu este serviço eclesial como obra pontifícia e aprovou os seus novos estatutos. O seu Diretor Internacional é o P. Frédéric Fornos, SJ. Mais informação em: https://www.popesprayer.va

bottom of page